Anbima: Boletim estatístico de fundos de investimentos – Setembro 2016

A indústria de fundos acumula ingresso líquido de BRL73.6 bilhões no ano, o maior resultado para o período desde 2013, quando alcançou BRL85.2 bilhões. Mesmo que, no último trimestre, a indústria venha a registrar resgate líquido em valor próximo à média observada nesse período nos últimos três anos, de BRL22.3 bilhões, ainda assim a captação líquida acumulada pela indústria em 2016 deverá superar os resultados registrados nos últimos dois anos.

Após registrar captação líquida expressiva nos últimos meses, no entanto, a indústria apresentou resgate líquido de BRL10.4, bilhões em setembro. O resultado foi fortemente influenciado pela saída líquida de BRL13.5 bilhões em fundos de Renda Fixa que, por sua vez, foi concentrada em dois fundos pertencentes aos segmentos Poder Público e Corporate. As captações líquidas em fundos de Previdência e de Participações, de BRL2.3 bilhões e BRL1.4 bilhão, respectivamente, contribuíram para atenuar o resultado. Já os fundos de Ações voltaram a registrar captação líquida pelo segundo mês consecutivo (BRL511 milhões) – sequência que não ocorria desde maio e junho de 2013 ‐, indicando um maior apetite a risco por parte dos investidores.

Estimulados pela valorização dos títulos públicos de maior duration, o tipo Renda Fixa Indexados, com alta de 1.43%, apresentou a maior rentabilidade do mês entre os fundos com PL relevante em sua classe. No ano, porém, o tipo Renda Fixa Duração Alta Soberano segue na liderança, com valorização acumulada de 19.2%. Entre os Multimercados, destaque para a alta de 1.74% do tipo Macro, que acumula valorização de 14.63% no ano. Embora acumulem as maiores valorizações no ano, os fundos de ações apresentaram desempenho menos expressivo em setembro, mês em que o Ibovespa avançou 0.80%.